(UCSRS)
A toxicidade do mercúrio (Hg) já é conhecida de longa data, e não se tem notícia de que ele seja essencial ao organismo humano. Devido ao elevado teor desse metal em lâmpadas fluorescentes, elas constituem um problema ambiental quando descartadas de forma inadequada. Felizmente, a quantidade de mercúrio nessas lâmpadas vem diminuindo com o decorrer dos anos. Segundo a NEMA (National Electrical Manufacturers Association), a quantidade de mercúrio em lâmpadas fluorescentes, entre 1995 e 2000, foi reduzida em cerca de 40%.
(DURÃO Junior, W. A.; WINDMÖLLER, C. C. A questão do mercúrio em lâmpadas fluorescentes. Química Nova na Escola, n. 28, p. 15-19, maio 2008 – Texto adaptado.)
Dado: mercúrio Z = 80
A distribuição eletrônica para o mercúrio elementar é
Para fazermos a distribuição de um elemento é muito simples, basta seguirmos o diagrama de Pauling (dita a ordem de disposição dos elétrons na eletrosfera)
Segundo a questão, o mercúrio tem 80 prótons.
Mas nós sabemos que a distribuição eletrônica dispõe os elétrons nos níveis e subníveis atômicos, não tem nada a ver com prótons, e nós só temos o número atômico.
Sem problema, no átomo neutro a quantidade de elétrons é igual a quantidade de prótons1, logo ele tem 80 elétrons.
Agora é só seguir a seta do diagrama e preencher os subníveis até atingirmos a quantidade desejada de elétrons, veja: os 2 primeiros estão localizados em 1s
80Hg = 1s2
depois temos o subnível 2s, portanto temos mais 2 elétrons
É comum substituirmos um trecho da distribuição eletrônica de um elemento pelo símbolo atômico de outro elemento cuja configuração eletrônica é igual ao trecho que será substituído, por exemplo, considere um elemento X qualquer com a seguinte distribuição
X = 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6
nós poderíamos substituir todos estes termos da distribuição do Hg pelo símbolo químico de X
80Hg = [X] 6s2 4f14 5d10
Mas o ponto importante aqui é que a configuração do mercúrio termina com 4f14 5d10, e há somente 1 alternativa com esta opção.
Gabarito letra d.
1: como a questão não falou nada sobre a carga do átomo, podemos considerá-lo eletricamente neutro.
Para uma explicação completa sobre distribuição eletrônica aqui está.